O Papa Francisco pediu orações pelas pessoas afetadas pela violenta erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma.
Em sua alocução no Ângelus deste domingo, 26, ele manifestou “proximidade e solidariedade” para com os mais de 6 mil desalojados e todos os que se viram atingidos de alguma forma pelo desastre natural.
O Cumbre Vieja, no arquipélago das Ilhas Canárias, entrou em erupção em 19 de setembro e sua lava já destruiu cerca de meio milhar de construções, entre as quais residências, estabelecimentos comerciais e a emblemática ermida de São Pio X, cujo campanário foi derrubado neste domingo apesar dos esforços realizados para desviar o fluxo da lava mediante a escavação de valas.
O Papa declarou:
“Penso especialmente naqueles que foram obrigados a deixar as suas casas. Por essas pessoas, que foram provadas desta maneira, e pelos socorristas, rezamos a Nossa Senhora, venerada naquela ilha como Nossa Senhora das Neves”.
De fato, os desabrigados constituem a maior emergência do momento na ilha, que não tem infraestrutura suficiente para acolher a tantas pessoas. Felizmente, não foram registradas vítimas mortais desde que começou a presente erupção.
O último grande evento de atividade vulcânica na ilha havia ocorrido em 1971, mas, naquela ocasião, não foi o Cumbre Vieja que entrou em erupção, e sim o Teneguía, situado muito próximo. Em todo o arquipélago das Canárias, a pequena ilha de La Palma é a que possui atividade vulcânica mais intensa.
Fonte: Aleteia